Praça Frei Cosme: 5º Capítulo

Dentro dos próximos dias, semanas talvez, começará a escavação de mais um buraco para pesquisas arqueológicas, na área a ser ocupada pela futura Praça Frei Cosme, entre o complexo administrativo da PETROBRAS e o Santuário Santo Antônio, no bairro do Valongo.

Até onde o Site/Blog dos Amigos de Frei Cosme conseguiu apurar, esta até poderá ser a derradeira das escavações exigidas pelos trabalhos coordenados pelo IPHAN – Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Poderá… pois, em se tratando de atividades investigativas a cargo do IPHAN, tudo dependerá dos “achados” – ou não – que vierem a acontecer. Os relatórios a serem gerados o dirão: Nesta altura, tudo fica no campo das esperanças de cada um dos envolvidos.

Ressalte-se que já se passaram 5 anos, desde o início da novela.


Roteiro Condensado

Foram – até a presente – cinco matérias publicadas pelo Site. Uma por ano. Cinco anos de espera…

2014: Vereador de Santos Propõe Homenagem a Frei Cosme
Por inspiração de Frei André Becker, Reitor do Santuário do Valongo, o vereador Sadao Nakai encaminha requerimento propondo a homenagem.

   

2015: Futura Praça Frei Cosme Em Risco
Começam as preocupações: atrasos / mudanças nos projetos da PETROBRAS, Prefeitura, IPHAN… Surgem os primeiros sinais de degradação: lixo, buracos, mato, abandono…

   

2016: O Caminho Para A Praça Frei Cosme
Site coteja Responsabilidades x Status do Projeto: Prefeitura e PETROBRAS, apesar das inerentes dificuldades burocráticas, mostram progressos em alguns detalhes. No caminho contrário o IPHAN se fecha para informações… Obras ficam travadas…

   

2017: Praça Frei Cosme: Mudanças de Rota
Obras continuam travadas. Ocorrem ajustes sobre a titularidade do terreno entre a PETROBRAS e a Prefeitura. Novas avaliações por parte do IPHAN.
Nada de concreto no horizonte…

   

Novembro: 2018

No site da Prefeitura Municipal de Santos os trâmites dos vários assuntos relativos à Praça podem ser acompanhados, consultando os Processos:

Já no site do IPHAN, pode ser consultado o Processo: 01506.004498/2014-65. (Em trâmite, no Arquivo?) (veja detalhes)

PETROBRAS  e Prefeitura parecem ter equacionado, entre si, os problemas burocráticos, jurídicos, etc… Orçamento e dinheiro para as obras existe, aguardando somente o destrave definitivo por parte do IPHAN.

Neste instante o foco das interrogações concentra-se no IPHAN… e no suspense provocado pelas novas escavações. As mais recentes preocupações, ficam por conta de como serão conduzidas as novas prospecções arqueológicas. Espera-se, naturalmente, que os prazos acordados sejam respeitados e, no caso de alguma intercorrência, as comunidades interessadas no projeto, sejam informadas com a necessária rapidez e transparência.

Munícipes santistas, Câmara, Prefeitura, Centro Histórico, Turistas, Santuário do Valongo, PETROBRAS e Amigos de Frei Cosme, certamente incomodados, mas perseverantes, aguardam para breve, o capítulo final da novela.

   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *