Praça Frei Cosme: Novamente em Risco?

O acompanhamento de quase seis anos, que o Site faz, rotineiramente, sobre a evolução / andamento do Projeto da Praça Frei Cosme, entra no segundo semestre de 2019 envolto em atmosfera estranha que sinaliza, exigirá atenção redobrada da comunidade.

Parecia que a “última” palavra do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional estava prestes a sair, indicando os possíveis derradeiros passos, para a efetivação do Projeto. O fato é que, mesmo com atrasos além do razoável, o parecer ou as licenças continuam travadas.

Ao mesmo tempo, no meio desse marasmo, eis que surgem, com destaque na Imprensa, novidades “ainda em estudo” sobre um projeto meio esquecido, agora requentado, para a introdução de um trem turístico, entre a capital do estado e Santos.

O que teria isso a ver com a futura Praça Frei Cosme?

A seguir, mais detalhes sobre os dois assuntos.

[spacer style=”dashed”]

I – IPHAN: A História se Repetirá?

No atual patamar de espera, desde fevereiro de 2019, os participantes envolvidos no Projeto que pode levar à finalização do almejado Parque de Integração / Praça Frei Cosme, aguardam que o IPHAN emita os pareceres e determinações que lhe competem.

Como a demora se apresenta longa, a Empresa de arqueologia que realizou os trabalhos de diagnóstico e prospecção, até chegou a formalizar um pedido de “celeridade na tramitação do processo”.

De sua parte, o Site/Blog dos Amigos de Frei Cosme enviou em 21/06/2019 correspondência (sem retorno até o momento desta publicação) à Superintendência do IPHAN-SP, com algumas questões como: O que ainda precisa ser feito ou o que está faltando? Como? Por que e por quem?

A palavra segue com o IPHAN…

Por oportuno, no entanto e para aprender com as lições do passado, sugere-se retroceder cinco anos e rever os detalhes das matérias publicadas por este Site/Blog.

No caso do ano corrente de 2019, os eventos mais marcantes, podem ser vistos nas comparações de monitoramento fotográfico, em janeiro e junho.

 

Espaços viram estacionamento
Janeiro/2019 Junho/2019

 

Mato crescendo e detritos aumentando
Janeiro/2019 Junho/2019

 

Relembre-se que, na ruazinha que dará acesso ao Parque / Praça, a partir da Rua Marquês de Herval o fenômeno já aconteceu, anos atrás:
Primeiro vieram os carros e ocuparam os espaços possíveis como estacionamento. Depois o mato cresceu, a sujeira e mosquitos da dengue também.
Aí, em meio àquela atmosfera de degradação e aparente abandono, a Petrobras teve de isolar o trecho, com correntes e cercas metálicas…

[spacer style=”dashed”]

II – Trem Turístico: Sinais de Alerta?

Em 22/06/2019, o jornal “O Estado de São Paulo” e em 27/06/2019, o periódico santista “A Tribuna”, publicaram notícias sobre a existência de estudos, para um trem turístico, ligando a Estação da Luz, na Capital, à cidade de Santos.

As alternativas para a estação, em Santos, recaem sobre locais variados. E foi neste ponto, principalmente, que alguns dos Amigos de Frei Cosme, mostraram sobressalto ou preocupação.

[blockquote style=”dashed-box”]

Link de “A Tribuna”:

Passeio de trem ganha força com reativação de trechos entre Santos e São Paulo

[/blockquote]

No subtítulo “PROPOSTA” de “A Tribuna” estão registradas, apenas, três frases curtas e pouco destacadas, na extensa matéria de página inteira. Uma delas contendo até informação errônea.

[blockquote style=”quotation-marks”]

O projeto prevê a saída do trem da Estação da Luz, no centro da Capital, com a chegada no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini (Concais). Não se descarta utilizar a antiga estação do Valongo, assim que o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) chegar à região central. O local era o ponto final da antiga Estrada de Ferro Sorocabana.

[/blockquote]

(Na realidade trata-se da antiga SPR – São Paulo Railway, depois Estrada de Ferro Santos – Jundiaí)

Ainda na mesma notícia de “A Tribuna”, com o subtítulo “INCENTIVO AO TURISMO”, aparece o seguinte trecho:

[blockquote style=”quotation-marks”]

Para o prefeito de Santos Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), a reativação do ramal ferroviário ajudará no Turismo. Ele defende uma parceria com o Governo do Estado para melhorias no Valongo, que até a década de 1970 era a estação de embarque de trens.

[/blockquote]

Os noticiários dos dois importantes jornais dão conta também da intensa movimentação de políticos e investidores, interessados nos estudos e planilhas de viabilidade econômica de cada um dos locais mais adequados para o megaprojeto de R$ 5 bilhões.

Para boa parte dos Amigos do Site/Blog, a grande pergunta que fica pairando é: Até que ponto toda essa algaravia e movimentação poderão influenciar ou conflitar com o atual andamento do projeto de implantação do Parque de Integração / Praça Frei Cosme?

Aqui, quem fica com a palavra, para os devidos esclarecimentos, é o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *