Praça Frei Cosme: 5º Capítulo (Parte III)

Fotos: Janeiro/2019
Entrada: Estado do local após escavações de Dezembro/2018

No início de Fevereiro/2019 o site do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, informava que os trabalhos de prospecção arqueológica por eles coordenados, na área do Parque de Integração – Valongo (futura Praça Frei Cosme) haviam “terminado”. Registrava também que o Relatório Final de Diagnóstico e Prospecção já se achava em processo de análise.

O que significa isso, na prática?

Que o suspense continua. Como sempre, até agora…

Aparentemente, não ocorreram grandes achados, mas devido à “importância e riqueza patrimonial, daquela região do Valongo”, os responsáveis se mostram cautelosos. Respaldados pela lei e também pelo amplo significado de palavras e termos como: “salvaguardas” ou “salvamentos arqueológicos”, recomendam fazer rigoroso acompanhamento, durante as obras do Parque/Praça.

Assim, dependendo dos desdobramentos que possam ocorrer, levando a alterações no Projeto Executivo, novas demoras/ajustes, ainda poderão ser considerados…

O atual período de análise, por exemplo, poderá demorar semanas ou até alguns meses…

De qualquer forma, parte dos que acompanham o Projeto, chamam a atenção para o fato de que “as coisas vão devagar, mas estão andando…”

Fotos: Janeiro/2019
Saída: Esperando definições e cronogramas para breve

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *