23 – Carlos Affonso

Versão para Impressão

Carlos Affonso

Carlos Affonso

  • 1949: Este ano registra o nascimento de Carlos Affonso, em Santos/SP, bem como a chegada de Frei Cosme à mesma cidade praiana, em sua terceira e definitiva designação para atuar na Igreja do Valongo.
  • Anos 1950: Carlos Affonso cresceu no Morro de São Bento e foi uma das crianças dos bandos que sempre acompanhavam Frei Cosme pelo morro. Lembra com saudade das balas e dos santinhos que o Frei distribuía para a meninada. Sua casa era uma das que o frade franciscano frequentava, sempre levando algum tipo de ajuda.
  • Durante uma dessas visitas, feita em época de graves turbulências familiares, Carlos Affonso recorda que Frei Cosme alterou o habitual roteiro cerimonial. Dessa vez ele colocou, mais sério que de costume, com certa solenidade a estola cuidadosamente guardada e saiu benzendo, cômodo por cômodo, toda a residência. Logo depois da bênção uma extraordinária paz voltou a reinar naquele lar.

  • Anos 1960: Na segunda metade dessa década, Carlos Affonso entrou para a Congregação Mariana do Valongo onde conheceu e se tornou amigo do Roberto Andrade (Amigo nº 22). Na continuação virou cunhado, sendo também um dos padrinhos do casamento celebrado pelo estimado amigo comum, Frei Cosme.
  • 1970: Ano que marca o falecimento do pai de Carlos Affonso, em sua casa, no Morro de São Bento. De novo, o solidário amigo Frei Cosme foi um dos primeiros a chegar, trazendo conforto para toda a família.
  • Após o falecimento do pai, Carlos Affonso entrou para as Docas de Santos e na sequência mudou de bairro (Jabaquara) e de cidade (São Vicente). A frequência ao Valongo foi rareando, mas ainda assim continuou colaborando na Pastoral da Criança. Orgulhoso cita uma visita da Coordenadora Geral, Dra. Zilda Arns e os elogios por ela feitos ao trabalho da equipe.
  • Finalizando o rápido depoimento, Carlos Affonso, com seu jeitão de santista típico, retorna exclamativo ao saudoso frade do Valongo:

Frei Cosme tinha um coração de ouro.
Não virava as costas para ninguém!

2013: Carlos Affonso em momento descontraído, durante o reencontro entre os 5 amigos.

2013: Carlos Affonso em momento descontraído, durante o reencontro entre os 5 amigos.

Share Button

Comentários

Sem comentários ainda.

Nome:
E-mail:
Comentário:
 Adicione seu comentário 

Comentários via Facebook


Arquivo
Busca