11 – João Batista Júnior

Versão para Impressão

João Batista Júnior

João Batista Júnior

  • Nasceu em Santos/SP em 1944, no Morro da Penha.
  • O pai, português de Coimbra e a mãe, espanhola da Galícia, eram muito religiosos e frequentavam o Valongo.
  • O genitor que tinha o mesmo nome do filho era um próspero comerciante e grande benfeitor da Paróquia. Todos os meses levava um pequeno caminhão com mantimentos para abastecer a despensa do Convento, sempre como doação. Os frades lhe retribuiam de muitas maneiras, inclusive celebrando missas em sua casa, no alto do Morro da Penha. Frei Cosme era o principal celebrante e alguns dos coroinhas que o acompanhavam, lembram que após as missas todos se reuniam em volta de uma farta mesa, para alegres confraternizações.

  • Desde cedo Frei Cosme começou a cuidar das aulas de catecismo do pequeno João Batista e logo que este cresceu o incluiu em uma de suas caravanas, para passar alguns dias de férias, no Seminário de Guaratinguetá.
  • Em 1956, Joãozinho, como costumava ser chamado, entrou no Seminário “Frei Galvão”, em Guaratinguetá.

1956: Seminário Frei Galvão em Guaratinguetá/SP No centro os pequenos Joãozinho à direita e o colega de turma German à esquerda, em dia de visita de familiares do primeiro

1956: Seminário Frei Galvão em Guaratinguetá/SP No centro os pequenos Joãozinho à direita e o colega de turma German à esquerda, em dia de visita de familiares do primeiro

  • Em 1957 foi para o Seminário de Agudos, lá permanecendo até 1962. Saiu devido ao falecimento do pai e logo em seguida da mãe, em meio às tensões familiares que isso ocasionou.
  • Recém saído do Seminário foi estudar na Escola Canadá, depois ainda tentou engenharia, mas acabou se envolvendo em tempo integral, com as demandas exigidas pela carreira de comerciante.
  • Em 1973 Frei Cosme celebrou o primeiro casamento de João Batista que acabou desafortunadamente desfeito.
  • Hoje, ao falar ou lembrar de Frei Cosme, o antigo “Joãozinho” retorna, externando todo o carinho nas grandes recordações deixadas pelo frade franciscano que tanto o orientou nos primeiros passos da infância, adolescência e juventude.

2012: João Batista Júnior segue firme na ativa

2012: João Batista Júnior segue firme na ativa

 

Reencontro de Amigos Através do Site

 

O carisma de Frei Cosme revive e volta a movimentar a Comunidade de Amigos.

Foi com a participação direta da Amiga Osmarina, mais as informações fundamentais coletadas por sua tia, Dona Neide, que o site possibilitou o reencontro entre os Amigos German e João Batista, colegas de turma no Seminário.

Isto, após mais de meio século, sem qualquer contato.

O site de Frei Cosme alcança assim, mais um dos objetivos planejados, desejando que a inspiração prospere, com novas e repetidas emoções.

1956-seminario-frei-galvao-em-guaratingueta-sp

1956: Seminário Frei Galvão em Guaratinguetá - SP.



João Batista é o indicado pela seta.

2012: O reencontro, proporcionado pelos Amigos de Frei Cosme, em plena feira de sábado, na Avenida Francisco Glicério, em Santos/SP João Batista à direita, German à esquerda

2012: O reencontro, proporcionado pelos Amigos de Frei Cosme, em plena feira de sábado, na Avenida Francisco Glicério, em Santos/SP

João Batista à direita, German à esquerda

Share Button

Comentários
  1. itamar figueiredo de andrade 19 de março de 2013 12:06 Responder

    Fui seminarista em Agudos sp, turma de 59, gostaria de relembrar e encontrar “quem sabe” alguns ex companheiros daquela feliz época.
    Itamar

Nome:
E-mail:
Comentário:
 Adicione seu comentário 

Comentários via Facebook


Arquivo
Busca