13 de abril de 2015Notícias Um comentário
Versão para Impressão

ATUALIZAÇÃO
VEJA MAIS SOBRE A COBERTURA DO ENCONTRO 2016 NO LINK A SEGUIR:
O Encontro de Ex-Seminaristas Franciscanos em 2016

No período de 29 a 31 de janeiro de 2016, acontecerá, no Seminário Santo Antônio, em Agudos/SP, mais um Encontro de Ex-Seminaristas Franciscanos.

(Reprodução/Internet - Facebook Ex-Seminaristas Franciscanos)

foto-00-seminario-santo-antonio-em-agudos-vista-aerea.jpg

 

O Encontro

  • O Evento se realiza a cada dois anos, reunindo Ex-Seminaristas de várias regiões, principalmente da área abrangida pela Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil (SC – PR – SP – RJ – ES).
  • Durante os três dias de duração a programação proporciona momentos de confraternização, oração e muito lazer para as centenas de participantes.
  • Os Ex-Seminaristas, em boa parte, são acompanhados por esposas, parentes e/ou amigos próximos.

(Reprodução/Internet - Facebook Ex-Seminaristas Franciscanos)

foto-01-seminario-santo-antonio-em-agudos-encontro-2014.jpg

 

Programação
(Resumo geral com base no encontro de 2014)

  • Logo após a chegada e acolhida no Seminário é feita uma rápida dinâmica de integração ou “quebra-gelo”, com dizem os organizadores.
  • Os dias começam com uma breve oração na capela e a seguir vem o café da manhã.
  • Aí começam as atividades que num dia podem ser alguns momentos de reflexão ou ensaios do Coral e no outro caminhada ecológica e/ou carreata até a fazenda que fica a 2,5 km de distância. Há tempo também para pequenos intervalos e cafezinhos ou até mesas redondas de avaliação/sugestões sobre o Encontro.
  • Após os almoços há tempo para jogos, ensaios, piscina, visita ao museu, à sala de Memória dos 60 anos, passeios e até tempo livre para um bate-papo ou contemplação pessoal.
  • Ao entardecer podem ser feitos alguns momentos de reflexão e entrosamento sobre temas diversos, para homens, mulheres, filhos, crianças, adolescentes e jovens. No finalzinho do dia, um concerto de Música Sacra, um Santo Terço ou procissão até o Cemitério, em homenagem aos frades falecidos, com Missa na Gruta de Nossa Senhora.
  • Depois do jantar entram em ação os grupos de coral, roda de viola, serestas, show de talentos, torneios de truco, canastra, pingue-pongue, festas de confraternização…
  • Na última noite, jantar de despedida, com as premiações e entrega de medalhas dos torneios.

(Reprodução/Internet - Facebook Ex-Seminaristas Franciscanos)

foto-02-seminario-santo-antonio-em-agudos-confraternizacao.jpg

(Reprodução/Internet - Facebook Ex-Seminaristas Franciscanos)

foto-03-seminario-santo-antonio-em-agudos-oracao.jpg

(Reprodução/Internet - Facebook Ex-Seminaristas Franciscanos)

foto-04-seminario-santo-antonio-em-agudos-lazer.jpg

 

Depoimentos
(Coletados na Internet)

  • Desde a inauguração, em 1950, mais de 4.000 seminaristas passaram pelo Seminário Santo Antônio. De um jeito ou de outro, em graus variados, todos foram impactados por essa experiência de vida: Muitos, certamente a maioria, de forma determinante e positiva. Para esses, voltar ao Seminário é uma forma de agradecimento pelos bens lá recebidos, nos ensinamentos dos grandes mestres, espirituais e culturais.
  • Nas palavras de Frei Walter Hugo de Almeida:

Quantos ainda hoje para cá retornam, para matar saudades dos tempos em que aqui viveram! Vêm apreciar os bosques, jardins, saborear os frutos permanentes do que aqui aprenderam! Eles sentem saudades das salas de aulas, da orientação dos frades, dos professores, dos diretores, e até do rigor da disciplina do passado!… São os Ex-Seminaristas. E são gratos à Graça das Origens, aqui cultivada!

 

Frei Walter Hugo de Almeida, OFM

  • Alguns Ex-Seminaristas comentam assim, suas experiências e sentimentos sobre os Encontros:

Será sempre muito bom as pessoas se reunirem e viverem a fraternidade franciscana.

 

Alfredo Scottini


Sonhos, vida, esperança. Rever amigos, repensar objetivos de vida.

 

Antonino Caron


É sempre bom voltar a Agudos! É minha casa; eu sinto isso!

 

Marcio Dionísio Gapski


Voltar a Agudos é reviver e beber da fonte da sabedoria franciscana.

 

Dotti


Pela 12.ª vez consecutiva estive presente. Em Agudos renovamos e fortalecemos o espírito franciscano. Os amigos que reencontramos nos estimulam a levar uma vida mais simples, buscando a paz e fazendo o bem.

 

Mario Mattos


Eu, como esposa de um Ex-Seminarista, sinto-me orgulhosa de poder participar desta grande família de São Francisco – Agudos. Participo desde o 2.º Encontro e tive também o privilégio de levar os meus dois filhos e irmão.

 

Saulita Odorizzi

  • Outros Ex-Seminaristas, mais ansiosos, já extravasam sua ansiedade pelo próximo encontro:

Que Deus nos dê muita saúde para que em 2016, possamos nos reunir novamente lá em Agudos. É e será sempre um grande prazer rever os amigos Franciscanos.

 

José Modesto Leite


Está se completando um ano deste maravilhoso Encontro e também um ano falta para o próximo. Que o próprio São Francisco de Assis nos dê a graça de podermos estar lá! Um grande abraço a todos e Paz e Bem!

 

João Batista Simões

(Reprodução/Internet - Franciscanos.org.br)

foto-05-sao-francisco-de-assis.jpg

 

Mais Informações

  • Os Encontros em Agudos são organizados por uma Comissão da Fraternidade dos Ex-Seminaristas Franciscanos. Esse grupo tem um Orientador Espiritual, Coordenadores Gerais e Regionais.
  • Na Baixada Santista o Coordenador é o Ex-Seminarista Mario Dias Caldeira Filho.
  • Mario, que também foi encaminhado por Frei Cosme, para o Seminário, ressalta em seu caloroso convite que os Amigos, principalmente os Ex-Seminaristas, participem do Encontro de 2016. E reforça a convocação com um singelo e eficaz argumento, de cunho ecológico-franciscano, para os conhecedores do local:

Para quem estudou em Agudos como nós, a primeira coisa que sentimos quando chegamos ao Seminário é aquele cheiro de eucalipto que paira no ar. É uma maravilha!

 

Mario Dias Caldeira Filho


ATUALIZAÇÃO
VEJA MAIS SOBRE A COBERTURA DO ENCONTRO 2016 NO LINK A SEGUIR:
O Encontro de Ex-Seminaristas Franciscanos em 2016

Share Button

Comentários
Nome:
E-mail:
Comentário:
 Adicione seu comentário 

Comentários via Facebook


Arquivo
Busca