22 de março de 2012Destaques, Notícias 3 comentários
Versão para Impressão

No dia 18 de março de 2012, domingo, às 10:00 horas, realizou-se um encontro entre representantes dos Amigos de Frei Cosme e os membros da Ordem Franciscana Secular (OFS), na capela da Irmandade, no Santuário de Santo Antônio do Valongo.

O evento, a convite do Diretor da OFS, Oswaldo da Cruz, antecedeu uma das reuniões formais da Irmandade. Na sua autoapresentação o Irmão Oswaldo ressaltou que a partir do ano de 1973 se tornara um colaborador de Frei Cosme, acompanhando-o durante alguns anos. Nessa época ele o auxiliava quando tinha que pegar o ônibus para ir celebrar na Igreja Nossa Senhora de Fátima. Declarou também ser profundo admirador e devoto de Frei Cosme.

Pela parte dos Amigos de Frei Cosme, em rápida palestra, foi transmitida aos irmãos franciscanos, a essência dos objetivos do movimento, principalmente do mecanismo de comunicação usado, seu Site / Blog.

Durante a troca de ideias sobre formas práticas de colaboração mútua, constatou-se que entre os presentes se achavam cerca de 10 pessoas, contemporâneas, conhecedoras e com vários níveis de ligação com Frei Cosme.

A maioria desses antigos amigos ficou de pesquisar seus acervos pessoais, na busca de fotos, documentos e lembranças diversas, encaminhando-as em empréstimo para o Irmão Oswaldo da Cruz que providenciará a digitalização necessária / outras providências para divulgação no Blog de Frei Cosme.

Ainda houve tempo para outros relatos e comentários dos presentes, destacando-se os de um irmão que descreveu sua primeira comunhão, preparada e realizada por Frei Cosme em 1946; bem como as recorrentes e sofridas subidas do frade alemão ao Morro de São Bento. Por seu lado, uma das irmãs, discorreu com ênfase sobre um tema merecedor de toda a atenção e futuro aprofundamento. Contou ela que por ocasião do translado dos restos mortais de Frei Cosme, do Cemitério do Paquetá para o Valongo, foram ouvidos muitos relatos de graças recebidas através da intercessão do querido frei do Valongo.

Encerrando, o Reitor Frei André Becker aproveitou para pedir a todos que sempre que tivessem oportunidade, dessem destaque em todas as formas de comunicação, Imprensa/TV inclusive, para o fato e a importância de os restos mortais de Frei Cosme se acharem no Santuário de Santo Antônio do Valongo.

Share Button

Comentários
Nome:
E-mail:
Comentário:
 Adicione seu comentário 

Comentários via Facebook


Arquivo
Busca